Sem categoria 2 semanas atrás

CMPC lamenta a morte de Fernando Durante


por Departamento de Cultura em 6 de abril de 2021

O Conselho Municipal de Política Cultural lamenta com pesar a morte do publicitário e produtor cultural Fernando Durante, aos 63 anos, nesta terça-feira (6), em Ponta Grossa, vítima da Covid-19. O Conselho destaca a sólida contribuição de Fernando à produção artística, cultural, no campo das comunicações e à gestão pública em cultura no município ao longo de quatro décadas.

Fernando Durante atuou em rádios e emissoras de televisão, foi também narrador de corridas do Jockey Clube. Era detentor de uma das maiores coleções de discos (LP) na cidade. Consagrou-se como produtor de eventos culturais e na direção de agências de publicidade, tendo trabalhado em diversas campanhas eleitorais, desde a eleição do ex prefeito Pedro Wosgrau Filho, em 1988.

Ainda como estudante da Universidade Estadual de Ponta Grossa, atuou na criação do Festival Universitário da Canção (FUC), em 1980. Desde os tempos de ator, sempre foi um defensor incondicional do Festival Nacional de Teatro (Fenata) e dos grupos locais de teatro.

Já na condição de diretor de cultura da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (1989-1992), criou o projeto Sexta às Seis e também participou da organização das primeiras edições da München Fest – ambos eventos ainda presentes na programação local.

Na televisão, Fernando Durante apresentou programa de entrevistas na TV Educativa e, posteriormente, na Rede Massa.

No campo da gestão pública, destaca-se a abertura ao diálogo e a atuação sempre em proximidade para com este CMPC, mas também o Conselho da Funepo e também o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural. Representou os interesses do município de forma assídua junto ao Conselho Estadual de Cultura (Consec) e também frente os dirigentes de cultura da região dos Campos Gerais.

Entre as contribuições recentes como presidente da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa (2016-2020), o CMPC destaca aprovação do Plano Municipal de Cultura, criação do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa, além da implementação do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific). Este colegiado também lembra do apoio de seu presidente na viabilização de editais emergenciais em tempos de pandemia, no ano passado, como o projeto Em Casa com Cultura e as premiações via Lei Aldir Blanc.

Nossas condolências à família.


photo_camera Galeria de fotos:


FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA