Editais Música Teatro 6 dias atrás

FMC abre processos seletivos para bolsas na Orquestra Sinfônica e Grupo de Teatro


por Departamento de Cultura em 1 de maio de 2021

Publicado por imprensa em Sábado – 01/05/2021 – 16:19

por Josué Teixeira
Ao todo, serão selecionados 69 alunos. Inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da Fundação Municipal de Cultura

 
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura (FMC), está com inscrições abertas para os processos seletivos de alunos bolsistas da Orquestra Sinfônica e do Grupo de Teatro do Município. Os interessados podem aderir aos editais através do formulário online disponível na página da FMC.
Sobre a iniciativa, a prefeita Elizabeth Schmidt ressalta a importância de ações que ofereçam suporte à produção cultural da cidade e à formação de novos artistas. “Darmos suporte à produção cultural e à formação de novos artistas têm sido alguns dos nossos objetivos para que Ponta Grossa continue a crescer como um grande pólo de cultura. Temos artistas maravilhosos e que já são referências em suas áreas de atuação e acredito que quanto mais pudermos valorizar essas figuras e oferecer oportunidades para que nossos jovens amadureçam e se aperfeiçoem, mais a nossa cidade ganha. Afinal, uma cidade onde se tem orgulho de viver é aquela onde, sobretudo, nos sentimos felizes e onde podemos ter acesso às mais diversas manifestações culturais”, declara.
De acordo com o presidente da FMC, Alberto Portugal, serão selecionados 69 alunos bolsistas ao todo. Dezenove vagas são destinadas ao Grupo de Teatro e 50 para a Orquestra Sinfônica. “Essa é uma ótima oportunidade para os alunos que desejam se aperfeiçoar nas áreas do teatro e da música. No caso do Grupo de Teatro, as vagas contemplam diversas funções como  cenografia, assistência de direção, atuação e iluminação. Já para a Orquestra, temos vagas destinadas a músicos que tocam instrumentos de corda, sopro e percussão”, explica. “Outro ponto importante a ressaltar é que os processos de seleção possuem prazos de encerramento das inscrições distintos,  idade mínima para submissão da inscrição e as seleções se dão através de diversos critérios, incluindo provas práticas de aptidão. Todos os detalhes estão disponíveis nos editais já publicados”, completa Portugal.  Ainda sobre os editais da Fundação de Cultura, o presidente Alberto Portugal destaca que o Coro Cidade de Ponta Grossa também deverá abrir um processo seletivo nos próximos dias.
 
Grupo de Teatro Ponta Grossa
De acordo com a Fundação Municipal de Cultura (FMC), a seleção para o Grupo de Teatro é destinada a alunos que tenham, no mínimo, 18 anos até o dia 01 de junho de 2021 e que residam em Ponta Grossa.
As inscrições estarão abertas entre os dias 30 de Abril a 14 de Maio de 2021 (às 23h59), estritamente de forma online pelo site www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura.
Segundo o edital, serão admitidos até 19 (dezenove) alunos-bolsistas assim distribuídos:
– Até 15 (quinze) alunos ou alunas/atores ou atrizes efetivos (as);
– Até 01 (um(a)) aluno ou aluna /assistente de direção;
– Até 01 (um(a)) aluno ou aluna /iluminador/luminotécnico;
– Até 01 (um(a)) aluno ou aluna /figurinista/aderecista;
-Até 01 (um(a)) aluno ou aluna cenógrafo/cenotécnico
 
Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa
Segundo a FMC, serão selecionados 50 alunos bolsistas para a temporada 2021 da Orquestra. Entre os pré-requisitos para a seleção está a obrigatoriedade de o candidato esteja cursando música em escola reconhecida ou no Conservatório Maestro Paulino Martins Alves, ou ainda já possua graduação em música. Também é necessário ter idade mínima de 16 (dezesseis) anos completos até o dia 29 de maio de 2021.
As inscrições ocorrerão de 30 de abril a 12 de maio de 2021 (às 23h59), estritamente de forma online pelo site www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura.
As vagas incluem:
– 16 Violinos
– 05 Violas
– 05 Violoncelos
– 02 Contrabaixos
– 02 Flautas Transversais
– 02 Oboés
– 02 Clarinetes
– 02 Fagotes
– 03 Trompetes
– 03 Trompas
– 03 Trombones
– 01 Tuba
– 04 Percussionistas


photo_camera Galeria de fotos:


FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA