Acervo Musical

O Acervo Histórico Musical Waslau Borkowski abriga diversos grupos de documentos musicais reunidos no decorrer dos anos pelas unidades musicais da Fundação de Cultura. O projeto propõe-se na unificação do espaço de armazenamento de todo o material dentro do prédio do Centro de Música para, então, aplicar o trabalho de higienização, catalogação e digitalização de todos os itens – hoje, estimados em mais de 10 mil, entre partituras editadas e manuscritas, livros de música, CD’s, LP’s e documentos históricos. O acervo é coordenado pela direção do Conservatório Maestro Paulino e aceita doações de documentos musicais a qualquer momento.

Seguindo o Princípio de Proveniência, de Natalis de Wailly, o acervo é dividido por Fundos, mantendo agrupados todos os documentos relacionados à mesma proveniência. Atualmente, são sete fundos, além de outros grupos ainda em análise:

1. Fundo Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa.

2. Fundo Banda Escola Lyra dos Campos.

3. Fundo Coral Santa Cecília.

4. Fundo Conservatório Maestro Paulino.

5. Fundo Waslau Borkowski.

6. Fundo Família Tigges.

7. Fundo Acordeonista Cláudio Todisco.

A nomeação do acervo justifica-se pela atuação constante de Waslau Borkowski durante muitos anos como arquivista da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. Natural de Irati/PR nasceu em 02 de setembro de 1917 e viveu até os 98 anos de idade, quando veio a falecer em 30 de junho de 2015. Autodidata, foi um dos primeiros violinistas da OSPG. Começou a tocar em 1956, e só deixou de participar das atividades em 2011, já com 93 anos.

Clique aqui e assista ao documentário Momento de Spalla (Denise Soares, 2010), que conta um pouco mais sobre a história de Waslau Borkowski.

Para doar materiais, entre em contato com o Conservatório Maestro Paulino pelo (42) 3220-1000 – ramal 2297.

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA