Marcadores

Em 2020, a Fundação Municipal de Cultura lançou uma exclusiva coleção de marcadores de páginas, destacando a cultura local. A coleção é formada pelos Marcadores Literários, Marcadores Artísticos e Marcadores Históricos.

Os Marcadores Literários são compostos por poemas e haicais que foram selecionados em uma chamada pública com o tema ‘Movimento e Transformação’. Fazem parte desta ação os escritores Dione Navarro, Gigi Eco, Guilherme Pedlowski, Joãozinho, Juliana de Mello, Luísa Cristina dos Santos Fontes, Luiz Fernando Cheres, Rosicler Antoniácomi, Rosilene Tramontin e Rossana Zinser.

Os Marcadores Artísticos exibem telas integrantes do Acervo Municipal de Obras de Arte, que conta com mais de 300 objetos nos diferentes suportes, técnicas e estilos, adquiridos e doados ao longo dos anos. Foram selecionadas cinco obras representativas de grandes artistas ponta-grossenses. O público pode conhecer os trabalhos de Marga Nye Cominato, Sidney Mariano, Alceu Rogoski, Marcelo Schimaneski e João Carneiro.

Os Marcadores Históricos valorizam acervos e imóveis de uso cultural na cidade. São destacados a história da Mansão Villa Hilda; o Acervo de Partituras Waslau Borkowski, que preserva itens preciosos da história da música no Paraná; os 70 anos do icônico Cine-Teatro Ópera, celebrado em setembro de 2020; os traços arquitetônicos do Centro de Cultura, mostrado nas pinceladas de Plácido Fagundes; e o riquíssimo Fundo Foto Bianchi, considerado o maior acervo de fotografias em chapa de vidro do Brasil, com mais de 45 mil unidades sob guarda da Casa da Memória.

Os marcadores estão à disposição do público nas unidades culturais administradas pela Fundação.

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA