Praça: João Pessoa

Com a construção em 1899 da segunda estação de passageiros da Estrada de Ferro, Estação Roxo de Rodrigues – atual Estação Saudade, um pequeno largo para movimentação de pessoas e de carroças foi formado, e que também segundo relatos, os primeiros funcionários da alto escalão da ferrovia que eram ingleses, trouxeram o futebol e nas horas de folga  faziam “peladas” no triângulo em frente a Estaçao, dando início ao primeiro time de futebol de PG.

Com a intensa movimentação de trens e pessoas em compasso com o acelerado crescimento urbano a praça que foi chamada por anos de Estação Nova, foi ganhando embelezamentos pois era onde além de passageiros comuns e ilustres como Santos Dumont, Getúlio Vargas, combatentes de guerra, artistas e pessoas famosas chegavam e adentravam na cidade. Foi um palco de situações inusitadas durante décadas. 

Mudou de nome várias vezes, João Pessoa, Manoel Ribas, voltando a ser  Praça João Pessoa. Ganhou canja esportiva,  abrigou nos anos 1990 o “Paraguaizinho”, sendo ainda usada freneticamente por idas e vindas de passageiros, mas agora do transporte coletivo de ônibus.

Rolar para cima