RESIDÊNCIA DE ARTHUR GUIMARÃES VILELA

Rua 7 de setembro, n°572
Processo: 48/2001

Este prédio foi construído na década de 1920 para servir como moradia da família de Arthur Guimarães Vilela, filho do Comendador Bonifácio José Villela, casado com Guilhermina Ribas.

Imóvel da Rua Sete de Setembro, nº 572 (Restaurante Royalle)

Esse prédio foi construído na década de 1920 para servir como moradia da família de Arthur Guimarães Vilela, filho do Comendador Bonifácio Vilela, casado com Guilhermina Ribas Vilela. Em 1946 o imóvel foi vendido para Francisco Pereira de Barros.


Nascido em 1893 no Ceará, Francisco Pereira de Barros transferiu-se para o Paraná aos dezessete anos, participando do desenvolvimento econômico de Ponta Grossa, pois exerceu atividades ligadas à indústria, agricultura, pecuária e comércio com a firma F. Barros S/A.
Posteriormente o imóvel abrigou o restaurante Royalle pertencente à família Barros. Foi totalmente restaurado mantendo a imponência e a beleza das residências da época, compondo, juntamente com outras construções próximas, um conjunto arquitetônico representativo de um momento histórico e econômico da cidade.

Pesquisadora: Daniele Pereira da Silva.
Supervisora: Elizabeth Johansen Capri.

Rolar para cima