Criado em 1953, pela Lei Estadual nº1.292, o Parque Vila Velha é o primeiro Parque Estadual do Paraná, com mais de 38 km² de biodiversidade protegida. Foi criado para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1966, tem mais de 3 mil hectares e diversas atrações, entre elas os arenitos, furnas e a Lagoa Dourada.
Considerado o principal atrativo Natural de ponta Grossa, esta Unidade de Conservação é composta por três principais atrações: Arenitos, que são formações rochosas que apresentam formas variadas, como: a taça, o camelo, entre outras; Furnas, que se caracterizam por grandes poços de desabamento com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo) e Lagoa Dourada que possui este nome porque as suas águas ficam com uma coloração dourada quando reflete a luz do Sol.
Já foram encontradas no parque muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto.
Atualmente o parque é uma concessão do Governo de Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa da Soul Parques.







- Texto: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa/Secretaria de Turismo
- Fotos: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e Me Leva Viajar
Para mais informações sobre o parque, sua estrutura, as atrações, horario de atendimento e valores para visitação acesse parquevilavelha.com.br