Sons da Terra

É com grande satisfação que a Fundação Municipal de Cultura proporciona o resgate da música brasileira de raiz através do projeto Sons da Terra, valorizando e reconhecendo o trabalho de tantos artistas de nossa cidade.

O Sons da Terra é um grupo de música caipira formado por artistas que atualmente moram em Ponta Grossa, mas trazem em sua história as marcas e tradições também de outras cidades dos Campos Gerais do Paraná. Todos eles vêm da zona rural e começaram na música ainda crianças, incentivados pelos pais.

Os membros do Sons da Terra já tinham longas carreiras antes da formação do grupo. São cantores, compositores, instrumentistas e até declamadores e contadores de histórias, que são conhecidos em festivais e eventos sertanejos da região. A reunião deles em um único grupo aconteceu em 2018 e a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, foi a ponte entre todos.

Para isso, foram gravadas em vídeo algumas canções autorais e histórias dos integrantes – que passaram a integrar o acervo da Casa da Memória – e incentivado a participação deles em festivais e eventos de caráter estadual (como o Festival Sesc de Música de Raiz e a Mostra Paranaense de Arte Popular). Além disso, o grupo começou a se reunir para tocar junto toda semana na Concha Acústica, em ensaios que viraram verdadeiras apresentações ao ar livre.

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA