Casa da Memória

A Casa da Memória Paraná tem como objetivo central atuar como um centro de documentação, efetuando guarda, conservação, organização e disponibilização de acervo variado, tratando, principalmente, da história local, dos Campos Gerais e do Paraná.

  • ACERVO BIBLIOGRÁFICO: aproximadamente 850 livros e 50 monografias que tratam, principalmente, sobre o Paraná, com destaque maior para a história de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais.
  • ACERVO DOCUMENTAL: documentos diversos sobre Ponta Grossa e região.
  • ACERVO FOTOGRÁFICO: cerca de 4.500 fotos já catalogadas e aproximadamente 1.000 ainda não catalogadas. Divididas em 400 pastas/assunto, destacando principalmente os seguintes temas: famílias, municípios paranaenses, indústrias ponta-grossenses, lojas comerciais, casamentos, carnavais, igrejas, praças, ruas, grupos musicais, futebol entre outros. Conheça mais clicando aqui.
  • ACERVO FOTOGRÁFICO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA: aproximadamente 37.000 negativos das cinco últimas gestões, ainda não higienizados e catalogados, e 5.000 fotografias que estão em processo de higienização e catalogação.
  • ACERVO DE NEGATIVOS DO FUNDO FOTO BIANCHI: aproximadamente 45.000 negativos em chapa de vidro e celulose rígida, dentre os quais 2.300 já foram higienizados e catalogados. Conheça mais clicando aqui.
  • ACERVO FONOGRÁFICO: mais de 1300 discos de vinil de diversos gêneros musicais, sendo que 800 destes já catalogados e higienizados.
  • ACERVO DE PERIÓDICOS: inclui jornais do início do século XX até os principais periódicos que circulam atualmente na cidade, como Diário dos Campos, Jornal da Manhã e Diário da Manhã.
  • ACERVO DE PERIÓDICOS – ESTADUAL E NACIONAL: inclui jornais como Gazeta do Povo da década de 1980 e início dos anos 90; O Estado do Paraná, do final da década de 1970 e início dos anos 80; O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, alguns anos das décadas de 1980 e 1990.
  • ACERVO DE REVISTAS: O Cruzeiro e Manchete das décadas de 1940 e 1960 respectivamente; Veja, da década de 1980 e inícios dos anos 90; Paraná em Páginas, da década de 1970 entre outras.
  • ACERVO DE CLIPPINGS: organizados pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ponta Grossa, de diversas gestões.

Você ou sua família possuem documentos importantes, fotografias da cidade ou de qualquer evento ocorrido em Ponta Grossa? É possível fazer a doação à Casa da Memória Paraná, que se coloca à disposição para abrigar essas fotos e disponibilizá-las a toda a comunidade. Caso não queira doar, é possível também ceder esse material fotográfico para que possamos fazer cópia.


CASA DA MEMÓRIA PARANÁ

Localização: Rua Ermelino de Leão, 1333 – Centro (próximo ao Restaurante Popular)

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Entrada: gratuita

E-mail: casadamemoria_pg@hotmail.com

Telefone: (42) 3220-1000 | ramal 2096

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA