Gestões

Conheça os titulares da atual gestão (2019-2021):


 

Fernando Durante
Presidente

Produtor cultural, publicitário e apresentador de rádio e TV, sempre teve forte atuação na vida cultural ponta-grossense. Criou o FETECA (Festival de Teatro do Colégio de Aplicação, em 1973) e o FUC (Festival Universitário da Canção, em 1980). Entre 1989 e 1992, quando era Diretor de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa, criou o Sexta às Seis e o Quarta Cultural, além de participar da organização das três primeiras edições da MünchenFest. É o único ponta-grossense a receber os prêmios de Melhor Ator (1978) e Melhor Espetáculo Infantil (1981) no Fenata. Atua com publicidade há quase 40 anos e é sócio fundador da Ideia Três Publicidade. Apresentou os programas Caminho das Pedras (TV Educativa) e Cidade Entrevista (Rede Massa/SBT). Membro da AMCG Cultura, representa a macrorregião dos Campos Gerais no Conselho Estadual de Cultura do Paraná. Atualmente é presidente da Fundação Municipal de Cultura, da FUNEPO/TV Educativa, do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) e do Conselho Municipal de Política Cultural.



Cirillo Barbisan

Fundação Municipal de Cultura

Diretor de teatro, cenógrafo, ator, professor, produtor e gestor cultural. Atua desde 1975 na área teatral através do Grupo Ação Teatro e da Cia. Thespys Theatro de Ponta Grossa. Em 1987 foi integrante da Comissão Estadual de Cultura e entre 2015 e 2017 foi integrante do Conselho Estadual de Cultura. Como gestor, trabalhou de 2005 a 2016, no posto de diretor do Departamento de Cultura da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa. Coordenou as Conferências Municipais de Cultura de 2005 a 2016, colaborando na estruturação das Políticas Culturais do Município e na atualização da legislação de Cultura de Ponta Grossa. Participou também da estruturação e da coordenação das atividades da Regional de Cultura dos Campos Gerais. Desde 2017 atua como diretor do Cine-Teatro Ópera.



Nelson Silva Junior

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Engenheiro Civil e Licenciado em Artes Visuais (ambos pela UEPG), é Especialista em Educação (UEPG), Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG) e Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Publicou diversos artigos na área de Ensino de Artes Visuais e Cinema. Possui ampla experiência como curador de exposições e como artista, participando de diversas exposições individuais e coletivas. Foi coordenador da Galeria de Artes da PROEX e atualmente é professor adjunto do Departamento de Artes e coordenador do Curso de Artes Visuais da UEPG.

Suplentes: Niltonci Batista Chaves e Sandra Borsoi







Adriana Kisielewicz

Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais

Graduada em Licenciatura em Educação Física (UEPG) com Especialização em Ciência da Educação Motora, é professora da Rede Estadual de Ensino do Paraná desde 1993, atuante no Colégio Estadual General Osório. Atou com professora colaboradora no curso de Licenciatura em Educação Física (UEPG). Em 2009 realizou estudos sobre o Movimento Hip Hop (PDE). De 2011 a 2016 foi supervisora do PIBID dos acadêmicos de Licenciatura em Educação Física. Foi uma das criadoras do Festival de Dança do Colégio Estadual General Osório, em 2016. Já atuou como jurada do Festival de Dança do Escola Estadual Medalha Milagrosa, no Concurso das Escolas de Samba e no Concurso da Rainha do Carnaval. Atualmente é Secretária de Comunicação do Núcleo Sindical de Ponta Grossa da APP Sindicato. É membro da diretoria do Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais desde 2018.

Suplente: Carlos Alberto Rodrigues de Souza* (desincompatibilizado atualmente em virtude das Eleições 2020).






Francisley Pimentel Fagundes

Conselho Municipal de Educação

É formada em Licenciatura em Pedagogia pela UEPG, Especialista em Educação Especial pela mesma instituição e Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará. É professora da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa desde 2002, onde já atuou como professora do ensino regular do 1º ao 5º ano, professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), como tutora de alunos com deficiência e como membro da equipe de Coordenação da Educação Especial da SME (2013/2014). É também professora da Rede Estadual de Ensino do Paraná desde 2012. Em ambas as funções, trabalha atualmente na APADEVI, atendendo crianças com deficiência visual. Também atuou no Curso de Pedagogia da Unisecal.

Suplente: Valquíria Koehler de Oliveira


Elizabeth Johansen

Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC)

Historiadora formada pela UEPG, com mestrado em História pela UFPR e doutorado em Geografia pela UEPG. Professora Adjunta do Departamento de História da UEPG. Já foi funcionária da Fundação Municipal de Cultura, atuando como gerente da Casa da Memória Paraná entre os anos de 2001 e 2009. Foi diretora do Museu Campos Gerais entre os anos de 2009 e 2015. É associada-fundadora da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC).

Suplente: Kathleen Alessandra Coelho de Andrade Villela de Biassio





Fátima Ribeiro

Música

Musicista e graduanda do 4º ano do curso de Licenciatura em Música pela UEPG. Com sua formação como engenheira agrônoma, atuou profissionalmente como pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná durante 27 anos e também como professora da UTFPR/Campus de Curitiba. Tem formação como percussionista pelo Conservatório de MPB (Curitiba), atuando como professora no projeto de extensão universitária TRUPÉ – Ritmos Brasileiros e como percussionista junto a grupos como o Coro em Cores, Coro Cidade de Ponta Grossa e, eventualmente, com formações musicais da noite ponta-grossense.

Suplente: Regina Stori


Patricia Guedes

Literatura

Acadêmica do curso de Jornalismo da UEPG e militante do movimento LGBTQIA+. Atua nas áreas de fotografia, design gráfico e jornalismo online. Participou dos projetos de pesquisa Jornalismo e Gênero e FotoTec; e dos projetos de extensão Lente Quente, Foca Foto e Adote uma Causa (Instituto GRPCOM). Integra o projeto Elos, que debate questões sobre Direitos Humanos, Gênero e Formação Cidadã.

Suplente: Luiz Carlos Gorchinski


Márcio Fabiano Antunes (desincompatibilizado atualmente em virtude das Eleições 2020).

Teatro

Como um operário, atua em diversas artes, possuindo uma trajetória em vários segmentos: no teatro (em espetáculos como ‘Um Buraco Negro’, ‘Daimon’, ‘Sítio do Pica-pau Amarelo’, ‘Duas propostas’, ‘La Serva Padrona’ e ‘Santo de pobre também faz milagres’), na literatura (dois livros de poesias publicados: ‘Âmago’ e ‘Ébrio’), na contação de histórias (com participação em festivais, escolas, festas e eventos sociais) e nas artes circenses, dando vida ao palhaço Canjica, em apresentações pela região. Foi apresentador e repórter do programa CulturAção, pela TV Educativa. Milita desde 1998 defendendo os artistas, a história e a identidade cultural de Ponta Grossa.

João Guilherme Castro

Artes Populares

Jornalista formado pela UEPG e atualmente mestrando em Jornalismo pela mesma instituição. Na graduação atuou com Jornalismo Cultural e cobertura cotidiana da cultura na cidade. Em seu TCC, em 2019, pesquisou a cultura ponta-grossense e produziu uma série de reportagens sobre as manifestações culturais no Parque Ambiental. Antes de se tornar conselheiro, foi premiado em editais do Conselho Municipal de Política Cultural em 2018 em diversos segmentos.


Rafael Schoenherr

Cine-Foto-Vídeo

Professor do Departamento de Jornalismo da UEPG e diretor de acervo no Museu Campos Gerais. Foi representante dos Campos Gerais no Conselho Estadual de Cultura (2015-2017) e recebeu o prêmio Mérito Cultural Ribas Silveira em 2018 pela atuação em políticas culturais no município. Participou como membro do CMPC da criação das leis do Sistema Municipal de Cultura e do Plano Municipal de Cultura em Ponta Grossa. Coordena, desde 2010, o projeto de extensão Lente Quente de fotojornalismo em cultura. Coeditiou o jornal cultural independente Grimpa e coordenou a newsletter cultural O Ponteiro (2005-2006).


Lenita Stark

Artes Visuais

Artista Visual, começou nas artes no ano 2000. Apresentou dez exposições individuais e mais de quarenta participações em exposições coletivas, nas quais recebeu inúmeras premiações e distinções. Apoiadora e incentivadora de artistas locais, participante assídua de eventos da classe. É membro da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA). Dedica-se à construção da escrita poética criativa, vivências e percepções. Possui várias participações em antologias e, em 2019, publicou o livro autobiográfico ‘Tibúrcia’.

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA