Orquestra Sinfônica

A Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG) foi criada em 1954, sendo a orquestra mais antiga do Paraná e 2ª mais antiga do interior do Brasil. Com uma trajetória de sucesso e reconhecimento, é responsável pela formação de centenas de músicos, executando repertórios memoráveis.

Já recebeu solistas de renome, como o pianista Arthur Moreira Lima, a soprano Carmen Monarcha, o violinista Emanuelle Baldini (Itália), o percussionista Rúben Zúñiga (Chile), a pianista Olga Kopylova (Uzbequistão). Recentemente, além dos concertos clássicos, realizou parcerias com representantes da música popular, apresentando concertos com o grupo Tango Jazz Quartet (Argentina) e as bandas Blindagem e A Banda Mais Bonita da Cidade, além de repertório com músicas de Queen, Elvis Presley, Roberto Carlos e com temas de filmes e séries.

Em seu repertório, executou obras importantes da história da música erudita, como Carmina Burana (Carl Orff) e as sinfonias 1 de Sibelius, 5 de Tchaikovski, e 8 e 9 de Dvorak. Além disso, realizou recentemente dois concertos com foco na música local, sendo um somente com obras de compositores ponta-grossenses e outro de compositores paranaenses.

SALA VIRTUAL DE CONCERTOS

Em breve você confere aqui os vídeos de alguns dos principais concertos realizados pela OSPG. Clique para assistir:

Série Orquestrando

Conheça os naipes da OSPG

HISTÓRIA

Atendendo aos anseios de oito amigos/músicos unidos em busca de mais produções musicais na cidade voltadas à música erudita, foi fundada em 04 de julho 1954 a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. Seu primeiro concerto ocorreu apenas no ano seguinte, em 21 de junho de 1955, sob a regência do Maestro Paulino Martins Alves.

Na sua primeira formação, 39 músicos faziam parte do concerto, ocorrido no palco do antigo Clube Guaíra. Após diversas transformações administrativas no decorrer das décadas, em 2008, através da Lei 9429, passou a denominar-se Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa, com o mote principal o ensino e a prática de música em grupo e a difusão cultural da arte musical.

DOCUMENTOS HISTÓRICOS

Conheça alguns documentos importantes para a história da Orquestra, sob guarda do Acervo Histórico Musical Waslau Borkowski:

Carta de Bento Mossurunga para a OSPG (Curitiba, 03/11/1956): clique aqui

Carta de Eleazar de Carvalho para a OSPG (Rio de Janeiro, 29/08/1956): clique aqui

Relação nominal dos sócios fundadores da OSPG (1954): clique aqui

Relatório de atividades da OSPG no ano de 1955 (Ponta Grossa, 31/12/1956): clique aqui e aqui

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA