Banda-Escola Lyra dos Campos

A Banda-Escola Lyra dos Campos é a queridinha de Ponta Grossa. Em sua história de quase 70 anos, contabiliza milhares de alunos, com uma estimativa que mais de 700 deles seguiram a carreira musical Brasil afora. Atualmente, conta com quase 50 músicos e 30 alunos, todos recebendo bolsa de estudos da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, como forma de incentivo ao aprimoramento técnico e artístico. Para integrar o grupo, é preciso ser aprovado no teste seletivo para a Escola da Banda (fase de formação), que abre normalmente no mês de fevereiro de cada ano.

Além de ser presença marcante nos principais eventos oficiais do município (como inaugurações e desfiles), a Banda realiza ações de democratização do acesso à cultura, se apresentando regularmente nas escolas da rede municipal de ensino pelo projeto ‘Bandas nas Escolas’, e também em concertos especiais no Cine-Teatro Ópera, Concha Acústica e Parque Ambiental.

O repertório da Banda-Escola Lyra dos Campos é eclético, formado por marchas, música brasileira e internacional.

Para convidar a Banda para apresentações, entre em contato com a direção pelo telefone (42) 3220-1000 – ramal 2298.

HISTÓRIA

Criada em 1952, a Banda-Escola Lyra dos Campos tem como objetivo promover apresentações para a comunidade e ensinar jovens de todas as classes sociais, visando a formação de novos músicos. Seu fundador e primeiro regente foi o Maestro Paulino Martins Alves. A Banda iniciou suas atividades no subsolo da Prefeitura, em 1952. Hoje está instalada no Centro de Musica, no Complexo Cultural Jovani Masini.

Desde a sua fundação, estima-se que aproximadamente 700 alunos da Banda seguiram a carreira musical e hoje se encontram nas bandas de música do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, em Conservatórios e Orquestras em todo o país. A Banda esteve presente em grandes inaugurações no Paraná, como da Ponte Internacional da Amizade (que liga Brasil e Paraguai), do Teatro Guaíra (Curitiba), da Usina Termelétrica de Figueira e do Parque de Exposições Presidente Castelo Branco (Pinhais/Estrada da Graciosa).

Conheça mais sobre a história e prêmios da Banda-Escola Lyra dos Campos clicando aqui.

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA