Grupo de Teatro

O Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa teve o primeiro elenco formado em 2019, a partir de um teste seletivo. O objetivo do grupo é contribuir para a formação de novos atores, atrizes e técnicos de teatro na cidade, fomentando a criação de novos grupos e produções. Todos os integrantes recebem uma bolsa de estudos mensais para incentivar o aprimoramento técnico e artístico. A direção artística é feita por profissionais convidados. Há também a participação de estagiários, selecionados anualmente.
A primeira montagem do grupo foi o espetáculo ‘Shakespeare: Paixão & Poesia’, com texto e direção de Edson Bueno (Curitiba/PR). A montagem estreou em agosto de 2019, com três apresentações no Cine-Teatro Ópera com excelente público. Em seguida, a companhia encenou ‘O Impostor’, adaptador da obra de Molière, com direção de Léo Campos (Rio de Janeiro/RJ). Foram cinco apresentações ao ar livre, durante a programação do Natal Iluminado 2019, no Parque Ambiental, alcançando grande e variado público.
Em 2020, por conta da pandemia, o grupo precisou se reinventar, com ações no formato online. Os atores e atrizes apresentaram trechos clássicos de poemas e livros em formato de citações em vídeo, que você pode assistir clicando aqui. Já a equipe técnica criou o Curso de Introdução ao Teatro, com 11 aulas também em vídeo (assista abaixo). O grande projeto do ano é a gravação de quase 70 episódios da série ‘Esse Lugar tem História’, no qual apresentam os patrimônios históricos tombados de Ponta Grossa, que você pode conferir clicando aqui.
Na retomada das atividades presenciais após a pandemia, o grupo fez várias realizações com apresentações e ações culturais: Todos os Nós, A Máquina de Somar, Oficina de bolachas no Natal e outras intervenções junto a Secretaria Municipal de Cultura.
FICHA TÉCNICA:
Corpo técnico: 15 atores e 3 tecnicos
Emerson Rechemberg – diretor (atual)
Nessandra Cordeiro – cenógrafa
Camila Leria – assistente de direção
Evlin Aparecida Frandoloso – figurinista
Bya Paixão – iluminadora
Juliana de Fátima Pereira – atriz
Mariele Zanin – atriz
Viviane Aparecida Oliveira da Silva – atriz
Vivian Chemin Bueno – atriz
Dájila Munhoz Palmeira – atriz
Terezinha Geni Vetorato Musardo- atriz
Michella Albuquerque França – atriz
Ana Cláudia Gambassi – atriz
Gustavo Mayer – atriz
Mariana Boá – atriz
Nadhine Rios – atriz
Makaulen Tavares – ator
Horário de aulas: pelas manhãs de terça e quarta-feira
Local: Cine-Teatro Ópera, Rua Quinze de Novembro, 468 – Centro
Realização de matrícula: teste seletivo realizado via edital municipal
Contato: (42) 3220-1000 – ramal: 2084
O Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa é criado por força de lei. Conheça a legislação:
Lei nº 13.123/2018 – Cria o Grupo de Teatro
Decreto nº 15.662/2019 – Regimento Interno
ESPETÁCULOS
SHAKESPEARE – PAIXÃO & POESIA

SINOPSE: Quem foi, de verdade, aquele que é considerado o maior dramaturgo de todos os tempos? Não, o espetáculo não é uma investigação didática sobre William Shakespeare. É um passeio pelo teatro, uma pesquisa deliciosa e bem-humorada sobre sua vida, sua obra e seu tempo. Há tanta curiosidade, tantos dados históricos, tantas descobertas e tanta poesia sobre o dramaturgo inglês – que há três anos comemorou-se os 400 anos de sua morte – que seria preciso muita loucura e muita palavra para falar dela com a coragem dos atores. Macbeth, Lear, Romeu e Julieta, Hamlet e tantos outros personagens de suas mais belas peças de teatro, vão aparecer em cena, com comentários profundos e, algumas vezes, até engraçados. E o próprio William Shakespeare que, 403 anos depois, vai engajar-se numa trupe de teatro muito divertida e apaixonada para falar muito de si e de suas obras. Vai contar de suas paixões, seus medos, suas obsessões, suas profundas reflexões sobre a vida e a morte. É um espetáculo dentro de um espetáculo dentro de um espetáculo! Uma celebração fantasiosa e fantástica para o grande dramaturgo que continua atual e importante, mais do que vivo na experiência do teatro e dos tempos. Mas… É um William Shakespeare além da história oficial, um personagem que se aproxima da ficção e que está a serviço do teatro e sua imaginação infinita e da sua, digamos assim, irresponsabilidade poética. É um William Shakespeare de inspiração, um Shakespeare necessário, que volta para iluminar o espírito da plateia, para derramar-se em paixão e poesia, para preencher tempo e espaço com as mais belas, as mais dramáticas e as mais profundas palavras que um dramaturgo poderoso teve a ousadia de escrever.
FICHA TÉCNICA:
Texto e direção: Edson Bueno
Assistente de direção: Colombina Gasparello
Elenco original: Alfredo Netto, Carlos Alexandre de Andrade, David Dias, Kezia Linhares, Leticia Dovhy, Letícia Hilgemberge, Lucas Rocha, Luciano Bragatto, Mariana Boá, Michella França, Nadhine Rios, Nicole Contin, Nivaldo Santana, Renan Sota e Viviane Oliveira
Cenografia: Paulo Henrique Neto
Figurinos: Evlin Aparecida Frandoloso
Sonoplastia: Colombina Gasparello e Carlos Phantasma
Iluminação: Carlos Phantasma
Maquiagem: Grupo
PRÊMIOS:
- 47º Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa/PR (Fenata 2019): Prêmio de Melhor Iluminação (Carlos Phantasma), Prêmio Júri Popular e Prêmio Especial do Júri.
- 6º Festival Nacional de Teatro de Congonhas/MG (ProfesTeatro 2020): Prêmio de Melhor Figurino (Evlin Frandoloso) e indicação de Melhor Maquiagem, Melhor Cenário (Paulo Henrique Neto), Melhor Atriz Coadjuvante (Viviane Oliveira) e Melhor Atriz (Michella França).
- Moção de Aplauso na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Geraldo Stocco.
Assista ao espetáculo na íntegra clicando aqui.



O IMPOSTOR

SINOPSE: Adaptado da obra Tartufo, de Moliére, a peça conta com humor a história de Orgon, um homem de destaque na sociedade que acaba tendo verdadeira adoração por um falso devoto que, com sua hipocrisia, o engana, fazendo com que ele o convide para morar em sua própria casa e transformando-o em seu mentor espiritual.
FICHA TÉCNICA:
Adaptação e direção: Leo Campos
Assistente de direção: Colombina Gasparello
Elenco original: Alfredo Netto, Carlos Alexandre de Andrade, David Dias, Colombina Gasparello, Kezia Linhares, Letícia Hilgemberge, Lucas Rocha, Mariana Boá, Michella França, Nadhine Rios, Nicole Contin, Nivaldo Santana, Renan Sota e Viviane Oliveira.
Iluminação: Carlos Phantasma
Sonoplastia: Carlos Phantasma
Cenário: Paulo Henrique
Figurino: Evlin Frandoloso


TODOS OS NÓS
SINOPSE
“Um novo tempo se inicia após a chegada de um piá, um tar de Berê, que diz que é estudante.
Veja só! Esse caipora veio morar na cidade princesina, vai bizoiá os outros no meio da praça e vai encontrar um povaréu tipicamente ponta-grossense.
Desse lusco-fusco todo surgirão histórias, vivências e memórias de uma forma bem regionalista de ser, nem que caia um toró, loco véio. Crendiospai!”
O espetáculo “Todos os nós”, apresentado pelo Grupo de Teatro de Ponta Grossa (GTPG) reuniu 15 atores e quatro técnicos para contar a vida na cidade como se tudo se resumisse a uma praça, utilizando de simbolismos para contar a história.
A peça, livremente inspirada em um conto de Alberto Portugal, resultou de um trabalho de pesquisa, onde os artistas buscaram se aprofundar quanto aos ícones, símbolos e características da nossa gente, adaptando relatos ao espetáculo musical.

FICHA TÉCNICA
Direção: Paulo Henrique
Assistente de direção: Camila Leria
Cenografia: Nessandra Cordeiro
Figurinista: Evelin
Iluminação: Bya Paixão
Direção técnica: Carlos Phantasma
Livremente inspirada no conto de Alberto Portugal
A MÁQUINA DE SOMAR
SINOPSE
Um espetáculo que aposta em formato diferenciado para integrar o público na trama, “A Maquina de somar”, foi escrita pelo dramaturgo norte-americano Elmer Rice.
Com direção de Emerson Rechenberg, a peça de 1922, retrata o processo de mecanização do trabalho e das relações humanas, no período pós-revolução industrial, de forma crítica e irônica.

“A Maquina de somar”, em sua segunda temporada, contou, além do elenco do GTPG, com a participação de atores voluntários do Grupo de Teatro Universitário (GTU).
A Direção Geral ficou a cargo de Emerson Rechenberg. A iluminação, de Bya Paixão, figurinos de Evlin Frandoloso, cenário de Nessandra Cordeiro e assistência de direção de Camila Leria.
O QUE O MORDOMO VIU
A peça “O que o Mordomo Viu”, escrita pelo autor inglês Joe Orton, com direção de Emerson Rechenberg, retrata, com fina ironia, um dia no cotidiano de uma clínica psiquiátrica britânica na década de 1960, a partir da visão típica do humor inglês: ácida e sutil.
O título faz referência a uma das maiores instituições britânicas que é o mordomo, profissional conhecedor de todos os pecados de uma família e fiel depositário dos segredos.
Uma das propostas inovadoras da direção é a utilização de um elenco formado por seis atrizes, que interpretam os quatro papéis masculinos e os dois femininos da trama.



Atuam no espetáculo: Ana Cláudia Gambassi (Dr. Rance), Dadá Munhoz (Sargento Match), Nadhine Rios (Sra. Prentice), Natalie Fronczak e Mari Zanin (Geraldine Barclay), Vivian Bueno (Dr. Prentice) e Viviane Oliveira (Nicholas Becket).
A iluminação é de Bya Paixão, figurinos de Evlin Frandoloso, cenário de Nessandra Cordeiro e assistência de direção de Camila Leria.
Além da temporada no Cine Teatro Ópera, o espetáculo foi apresentado, como convidado, no XXVI Feteco, em Guarapuava e no 51º Fenata em Ponta Grossa; e ainda, selecionado para a mostra competitiva do 1º Festival de Teatro de Palmeira.
DUZENTOS: A MAIOR CELEBRAÇÃO DE TODOS OS TEMPOS
Para comemorar o bicentenário de Ponta Grossa foi apresentado o espetáculo ‘Duzentos – a maior celebração de todos os tempos’, que reuniu música, dança e teatro de forma simultânea, complementados por projeções e efeitos de iluminação.
Através dessas manifestações artísticas foram retratadas alguns dos momentos marcantes da história de Ponta Grossa, desde que a cidade foi fundo de mar, há milhares de anos, até o momento atual.

As apresentações contaram com o elenco de todos os corpos artísticos estáveis da Secretaria Municipal de Cultura: o Grupo de Teatro de Ponta Grossa, a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, o Coro Cidade de Ponta Grossa, a Banda Lyra dos Campos, o Coral das Meninas Cantoras e a Cia. Municipal de Dança, sob a supervisão dos respectivos regentes/diretores.
A Direção Geral ficou a cargo de Emerson Rechenberg. A iluminação, de Bya Paixão, figurinos de Evlin Frandoloso, cenário de Nessandra Cordeiro e assistência de direção de Camila Leria.
CURSO ONLINE DE INTRODUÇÃO AO TEATRO
A equipe técnica do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa criou um curso online abordando as várias áreas do teatro. O uso do material é liberado para fins educativos. Clique nas aulas para assistir:
Aula 1 – História do Teatro, com Nivaldo Santana
Aula 2 – Dramaturgia, com Paulo Henrique, Michella França, Carlos Alexandre e Colombina Gasparello
Aula 3 – Cenografia, com Paulo Henrique
Aula 4 – Figurino, com Evlin Frandoloso
Aula 5 – Iluminação I, com Carlos Phantasma
Aula 6 – Iluminação II, com Carlos Phantasma
Aula 7 – Maquiagem, com Colombina Gasparello
Aula 8 – Sonoplastia, com Carlos Phantasma
Aula 9 – Preparação vocal, com Analúcia Godinho (CCPG)
Aula 10 – Preparação corporal, com Colombina Gasparello
Aula 11 – Elaboração de projetos culturais, com Paulo Henrique e Michela França