Grupo de Teatro

O Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa teve o primeiro elenco formado em 2019, a partir de um teste seletivo. O objetivo do grupo é contribuir para a formação de novos atores, atrizes e técnicos de teatro na cidade, fomentando a criação de novos grupos e produções. Todos os integrantes recebem uma bolsa de estudos mensais para incentivar o aprimoramento técnico e artístico. A direção artística é feita por profissionais convidados. Há também a participação de estagiários, selecionados anualmente.

A primeira montagem do grupo foi o espetáculo ‘Shakespeare: Paixão & Poesia’, com texto e direção de Edson Bueno (Curitiba/PR). A montagem estreou em agosto de 2019, com três apresentações no Cine-Teatro Ópera com excelente público. Em seguida, a companhia encenou ‘O Impostor’, adaptador da obra de Molière, com direção de Léo Campos (Rio de Janeiro/RJ). Foram cinco apresentações ao ar livre, durante a programação do Natal Iluminado 2019, no Parque Ambiental, alcançando grande e variado público.

Em 2020, por conta da pandemia, o grupo precisou se reinventar, com ações no formato online. Os atores e atrizes apresentaram trechos clássicos de poemas e livros em formato de citações em vídeo, que você pode assistir clicando aqui. Já a equipe técnica criou o Curso de Introdução ao Teatro, com 11 aulas também em vídeo (assista abaixo). O grande projeto do ano é a gravação de quase 70 episódios da série ‘Esse Lugar tem História’, no qual apresentam os patrimônios históricos tombados de Ponta Grossa, que você pode conferir clicando aqui.

O Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa é criado por força de lei. Conheça a legislação:

Lei nº 13.123/2018 – Cria o Grupo de Teatro

Decreto nº 15.662/2019 – Regimento Interno

ESPETÁCULOS

SHAKESPEARE – PAIXÃO & POESIA

SINOPSE: Quem foi, de verdade, aquele que é considerado o maior dramaturgo de todos os tempos? Não, o espetáculo não é uma investigação didática sobre William Shakespeare. É um passeio pelo teatro, uma pesquisa deliciosa e bem-humorada sobre sua vida, sua obra e seu tempo. Há tanta curiosidade, tantos dados históricos, tantas descobertas e tanta poesia sobre o dramaturgo inglês – que há três anos comemorou-se os 400 anos de sua morte – que seria preciso muita loucura e muita palavra para falar dela com a coragem dos atores. Macbeth, Lear, Romeu e Julieta, Hamlet e tantos outros personagens de suas mais belas peças de teatro, vão aparecer em cena, com comentários profundos e, algumas vezes, até engraçados. E o próprio William Shakespeare que, 403 anos depois, vai engajar-se numa trupe de teatro muito divertida e apaixonada para falar muito de si e de suas obras. Vai contar de suas paixões, seus medos, suas obsessões, suas profundas reflexões sobre a vida e a morte. É um espetáculo dentro de um espetáculo dentro de um espetáculo! Uma celebração fantasiosa e fantástica para o grande dramaturgo que continua atual e importante, mais do que vivo na experiência do teatro e dos tempos. Mas… É um William Shakespeare além da história oficial, um personagem que se aproxima da ficção e que está a serviço do teatro e sua imaginação infinita e da sua, digamos assim, irresponsabilidade poética. É um William Shakespeare de inspiração, um Shakespeare necessário, que volta para iluminar o espírito da plateia, para derramar-se em paixão e poesia, para preencher tempo e espaço com as mais belas, as mais dramáticas e as mais profundas palavras que um dramaturgo poderoso teve a ousadia de escrever.

FICHA TÉCNICA:

Texto e direção: Edson Bueno
Assistente de direção: Colombina Gasparello
Elenco original: Alfredo Netto, Carlos Alexandre de Andrade, David Dias, Kezia Linhares, Leticia Dovhy, Letícia Hilgemberge, Lucas Rocha, Luciano Bragatto, Mariana Boá, Michella França, Nadhine Rios, Nicole Contin, Nivaldo Santana, Renan Sota e Viviane Oliveira
Cenografia: Paulo Henrique Neto
Figurinos: Evlin Aparecida Frandoloso
Sonoplastia: Colombina Gasparello e Carlos Phantasma
Iluminação: Carlos Phantasma
Maquiagem: Grupo


PRÊMIOS:

  • 47º Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa/PR (Fenata 2019): Prêmio de Melhor Iluminação (Carlos Phantasma), Prêmio Júri Popular e Prêmio Especial do Júri.
  • 6º Festival Nacional de Teatro de Congonhas/MG (ProfesTeatro 2020): Prêmio de Melhor Figurino (Evlin Frandoloso) e indicação de Melhor Maquiagem, Melhor Cenário (Paulo Henrique Neto), Melhor Atriz Coadjuvante (Viviane Oliveira) e Melhor Atriz (Michella França).
  • Moção de Aplauso na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Geraldo Stocco.

Assista ao espetáculo na íntegra clicando aqui.

O IMPOSTOR

SINOPSE: Adaptado da obra Tartufo, de Moliére, a peça conta com humor a história de Orgon, um homem de destaque na sociedade que acaba tendo verdadeira adoração por um falso devoto que, com sua hipocrisia, o engana, fazendo com que ele o convide para morar em sua própria casa e transformando-o em seu mentor espiritual.

FICHA TÉCNICA:

Adaptação e direção: Leo Campos
Assistente de direção: Colombina Gasparello
Elenco original: Alfredo Netto, Carlos Alexandre de Andrade, David Dias, Colombina Gasparello, Kezia Linhares, Letícia Hilgemberge, Lucas Rocha, Mariana Boá, Michella França, Nadhine Rios, Nicole Contin, Nivaldo Santana, Renan Sota e Viviane Oliveira.
Iluminação: Carlos Phantasma
Sonoplastia: Carlos Phantasma
Cenário: Paulo Henrique
Figurino: Evlin Frandoloso

CURSO ONLINE DE INTRODUÇÃO AO TEATRO

A equipe técnica do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa criou um curso online abordando as várias áreas do teatro. O uso do material é liberado para fins educativos. Clique nas aulas para assistir:

Aula 1 – História do Teatro, com Nivaldo Santana

Aula 2 – Dramaturgia, com Paulo Henrique, Michella França, Carlos Alexandre e Colombina Gasparello

Aula 3 – Cenografia, com Paulo Henrique

Aula 4 – Figurino, com Evlin Frandoloso

Aula 5 – Iluminação I, com Carlos Phantasma

Aula 6 – Iluminação II, com Carlos Phantasma

Aula 7 – Maquiagem, com Colombina Gasparello

Aula 8 – Sonoplastia, com Carlos Phantasma

Aula 9 – Preparação vocal, com Analúcia Godinho (CCPG)

Aula 10 – Preparação corporal, com Colombina Gasparello

Aula 11 – Elaboração de projetos culturais, com Paulo Henrique e Michela França

INTEGRANTES

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA