Biblioteca Pública


A Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei disponibiliza à população cerca de 70 mil exemplares para empréstimo e leitura no local, entre livros, jornais, revistas e gibis. O prédio conta com salas para leitura, espaço infantil, sala de restauro e sala de livros raros. Além disso, há espaços que podem ser reservados pela comunidade para eventos e atividades culturais e exposições.

Para consultar exemplares acesse o Sistema Pergamum:

Documentos necessários para fazer a carteirinha:

1 foto 3×4

comprovante de endereço atual

RG e CPF (quem ainda não possui esta documentação deverá apresentar Certidão de Nascimento e o CPF de um responsável)

CONECTA BIBLIOTECA

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei conquistou, em 2019, o 1º lugar no prêmio nacional do Programa Conecta Biblioteca.  Ao todo, 272 bibliotecas foram inscritas e 108 selecionadas em todo o Brasil para receberem o acompanhamento da ONG Recode e da Caravan Studios durante 15 meses. O resultado colocou Ponta Grossa em evidência em todo o país pela excelência e inovação.

AÇÕES PERMANENTES

  • Vem Vestiba: aulas preparatórias com o conteúdo das obras literárias cobradas nos vestibulares da UEPG.
  • BiblioSocial: palestras, cursos e atividades com temas de cunho social, como emprego, qualificação profissional, direitos e deveres etc.
  • Levando para Casa: projeto que disponibiliza obras duplicadas do acervo gratuitamente para a comunidade.
  • Férias na Biblioteca: oficinas, contação de histórias, exibição de filmes e apresentações musicais e teatrais para crianças.

HISTÓRIA

Criada em 09 de novembro de 1940, a Biblioteca Municipal tinha como sede uma das salas da Prefeitura Municipal, para atender seus funcionários e a comunidade. Em setembro de 1957 mudou-se para um prédio alugado e em 1967 passou a ocupar o espaço da Mansão Villa Hilda, construção que foi adquirida pela Prefeitura um ano após a instalação da biblioteca. Esta, então, passou a chamar-se Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei. A Biblioteca passou por novas mudanças a partir de 1988 e de 2004 a 2012 esteve localizada no prédio da Estação Ferroviária São Paulo–Rio Grande (Estação Saudade), com um acervo diversificado e videoteca.

ACESSIBILIDADE

O atual imóvel, no Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini, é adaptado para receber pessoas com deficiência, contando com rampas, elevadores, corrimões táteis, acervo em braile, acervo em Libras e servidores em capacitação para atuarem com Libras.

É possível agendar visitas guiadas seguidas de outras atividades (como oficinas ou exibição de filmes) para grupos de até 40 pessoas. Para isso, ligue para (42) 3220 – 1000 | ramais 2049 ou 2050.


BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL PROF. BRUNO ENEI

Localização: Rua dos Operários, nº 100 – Olarias – Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini

Visitação: de segunda à sexta-feira das 8h às 18h. 

Entrada: gratuita.

Telefone: (42) 3220 – 1000 | ramais 2049 ou 2050

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA