Organização pedagógica

O Conservatório Maestro Paulino oferece aulas de música em dois níveis: Ensino Básico de Música e Ensino Fundamental de Música.

Ensino Básico de Música

O Ensino Básico de Música ofertado pelo Conservatório Maestro Paulino atende crianças dos 5 anos de idade completos até o final do ano letivo corrente até os 11 anos de idade (no máximo) completos até o final do ano letivo corrente. O Ensino Básico é dividido em duas etapas: Musicalização Infantil e Iniciação Musical. Tem por objetivo geral o desenvolvimento da sensibilidade musical e o contato com as primeiras experiências do fazer musical, além de preparar as crianças para o estudo de um instrumento musical de sua escolha.

A Musicalização Infantil tem duração de dois anos: Musicalização Infantil 1 (5 anos de idade) e Musicalização Infantil 2 (6 anos de idade). Nesta etapa, o trabalho com as crianças envolve a experimentação sonora, a vivência musical, o reforço na percepção e no discernimento dos elementos formais do som, timbres, altura, duração, altura, intensidade. Também trabalha com o conhecimento de melodias e de instrumentos musicais, além do desenvolvimento da coordenação motora e da percepção sensorial musical.

O objetivo da etapa da Musicalização Infantil é inserir as crianças em um ambiente propício ao contato inicial com a música. Por meio de estratégias adequadas a cada faixa etária, o curso de musicalização visa desenvolver, progressivamente, as principais habilidades que serão indispensáveis para o aprendizado de um instrumento musical, como noção de afinação, pulso, duração do som, volume do som, timbre e altura do som. Como é uma etapa de ambientação e das primeiras experiências musicais, não são realizadas avaliações neste período.

A Iniciação Musical tem duração de três anos: Iniciação Musical 1, Iniciação Musical 2 e Iniciação Musical 3. Nesta etapa, alunos de 7, 8 ou 9 anos de idade deverão ingressar obrigatoriamente na Iniciação Musical 1 e cumprir os anos seguintes. O trabalho nesta etapa envolve a descoberta dos fundamentos da música a partir de instrumentos musicais. Serão trabalhados em sala de aula repertórios de vários estilos musicais com flauta, percussão, canto e instrumental Orff, com o objetivo de formalizar os conhecimentos musicais, iniciando um contato com a música escrita (partitura) e com os elementos básicos da teoria musical.

As práticas complementares são oferecidas aos alunos da etapa de Iniciação Musical. Estas têm por objetivo propiciar um momento de prática musical interativa, no qual o fazer musical em grupo proporciona a experiência de tocar diversos instrumentos musicais em conjunto com os colegas de turma.

A prática complementar de Violão em Grupo proporciona aos alunos os primeiros contatos com o instrumento. Com uma metodologia adequada à faixa etária em questão, o professor trabalhará o reconhecimento das partes do instrumento, noções básicas de postura e de manuseio do violão, trabalhos específicos para o desenvolvimento da mão esquerda e da mão direita, dedilhado das cordas e reconhecimento das notas musicais no braço do violão. Estes conteúdos serão trabalhados em conjunto com um repertório estabelecido pelo professor.

Nas práticas musicais em grupo os alunos terão a oportunidade de tocar diversos repertórios com formações instrumentais variadas. Utilizando instrumentos como flauta doce, xilofones, metalofones, instrumentos de percussão, violões, os alunos poderão exercitar a prática da música em conjunto de maneira lúdica e desenvolver sua expressividade ao executar um repertório musical adequado ao seu desenvolvimento musical.

A prática de coral proporciona aos alunos as primeiras experiências com o seu instrumento musical e expressivo mais imediato: a voz. A partir de um repertório adequado à faixa etária dos alunos, o professor realizará os trabalhos iniciais relativos ao canto coral, como respiração, postura, afinação, equilíbrio das vozes, pronúncia dos textos, comportamento de palco, entre outros elementos.

Ensino Fundamental de Música

O Ensino Fundamental de Música tem por objetivo propiciar uma formação musical direcionada para o domínio de um instrumento musical de escolha, embasada pelos conhecimentos básicos indispensáveis para a sólida formação dos músicos, como o estudo da teoria musical, história da música, percepção, solfejo e formação de plateia. Poderão cursar o Ensino Fundamental de Música os alunos com 10 ou mais anos, completados no ano de referência. O Ensino Fundamental de Música tem na sua grade as seguintes disciplinas obrigatórias:

  • Prática Instrumental
  • Teoria Musical, Percepção e Solfejo
  • História da Música
  • Formação de Plateia

Como possibilidades de prática instrumental, são ofertados os cursos de:

  • piano
  • violão clássico
  • canto lírico
  • clarinete
  • flauta transversal
  • flauta doce
  • saxofone
  • trompete
  • trompa
  • violino/viola
  • violoncelo
  • contrabaixo
  • percussão erudita
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA