Como ingressar?

O ingresso no Conservatório se dá basicamente por dois processos distintos: inscrição e participação em teste seletivo de alunos ou inscrição para vagas remanescentes. O teste seletivo de alunos ocorre geralmente no mês de fevereiro de cada ano, com um período de inscrições de, no mínimo, 30 dias de prazo.

Como ingressar no Ensino Básico de Música?

Os interessados deverão ter no mínimo 5 anos de idade e no máximo 9 anos de idade, completados no ano corrente, sendo que:

  • Alunos com idade de 5 anos completados no ano corrente são direcionados para a disciplina de Musicalização Infantil 1.
  • Alunos com idade de 6 anos completados no ano corrente são direcionados para a disciplina de Musicalização Infantil 2.
  • Alunos com idade de 7 a 9 anos são direcionados para a disciplina de Iniciação Musical 1.

A seleção se dá por meio de sorteio público, o qual defini uma lista de colocações. Após a primeira chamada, se houver vagas em aberto, são chamados candidatos para preenchê-las, de acordo com a ordem de classificação definida por sorteio. A lista tem validade somente até o final do ano letivo corrente.

Como ingressar no Ensino Fundamental de Música?

Para se inscrever, o candidato deve ter a idade mínima de 10 anos completados no ano corrente, bem como pagar a taxa de inscrição e apresentar os documentos exigidos pelo edital. Cada candidato pode se inscrever em, no máximo, dois cursos. Os candidatos podem optar por se declarar com ou sem conhecimento musical específico no ato da inscrição.

Deverá declarar que tem conhecimento musical específico o candidato que já toca, mesmo que de maneira básica, o mesmo instrumento para o qual deseja se inscrever. Deverá declarar que não tem conhecimento musical específico o candidato que não toca o instrumento para o qual deseja se inscrever, ou que toca outro(s) instrumento(s).

Para ingressar no Ensino Fundamental de Música, os candidatos devem realizar duas etapas de testes, ambas eliminatórias:
a) A primeira etapa consiste de um teste de percepção musical, aplicado a todos os candidatos, de caráter eliminatório;
b) A segunda etapa, para os candidatos que não possuem conhecimento musical, consiste de uma entrevista, e para os candidatos que possuem conhecimento musical, consiste de uma entrevista e de uma prova prática, realizados perante uma banca especialmente composta para este fim (para a prova prática são indicadas as peças de confronto).

Qual o valor da mensalidade?

A mensalidade para qualquer curso é de R$ 60,00, e deve ser paga via boleto bancário até o 10º dia de cada mês. Alunos de baixa renda podem solicitar a isenção das mensalidades, realizando um requerimento junto à secretaria do Conservatório.

Dúvidas? Entre em contato com o Conservatório pelo (42) 3220-1000 – ramal 2297.

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA