Setor de Artes Visuais

O Setor de Artes Visuais é responsável pelo planejamento e desenvolvimento de projetos e ações que incentivam a produção e divulgação das artes visuais em Ponta Grossa, como exposições, mostras, salões de arte, cursos, oficinas e apoio a pesquisas. É responsável pelos seguintes espaços:

GALERIA JOÃO PILARSKI

Espaço com 15m x 10m, contendo uma divisão em mureta no meio, com dois níveis. Não possui acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras.

Localização: 1º piso do Centro de Cultura.

Planta baixa da galeria: clique aqui

GALERIA LUCIO RIBEIRO

Espaço com 9m x 12m, contendo uma das paredes em vidro (jardim de inverno).

Localização: Setor de Artes Visuais (entre a Sala Matteo Domenico Digiorgio e o Ateliê de Artes).

SALA MATTEO DOMENICO DIGIORGIO

Espaço com 8,4m x 15,7m.

Localização: Setor de Artes Visuais (entrada).

HALL DE EXPOSIÇÕES DO CONSERVATÓRIO MAESTRO PAULINO

Espaço composto por duas paredes, sendo uma com 2,7m (alt) x 7m e outra com 2,7m (alt) x 4,2m.

Localização: Centro de Música – entrada do auditório

STUDIO

Espaço com 8,3m x 20m, pintado de preto (paredes e teto), sem janela.

Localização: Setor de Artes Visuais (última sala).

ATELIÊ DE ARTES

No Ateliê de Artes são promovidas oficinas regulares e gratuitas de arte, que buscam a informalidade da arte e o desenvolvimento da criatividade, voltadas para terceira idade, adultos e adolescentes. Anualmente acontece o encerramento das oficinas com vernissage, aonde podem ser observado o desenvolvimento das técnicas e olhares de cada aluno e aluna.

Para a montagem de exposições, o Setor conta com os seguintes equipamentos, de uso comum entre todas as galerias, a depender das necessidades técnicas de cada mostra:

  • 08 painéis brancos de madeira com rodinhas – 1,20m x 1,70m
  • 14 painéis pretos de metal – 1,20m x 1,00m
  • 02 painéis pretos de metal – 1,20 x 2,00m
  • 10 módulos brancos – 0,50cm x 0,50cm x 1,00m (em empréstimo à FMC)
FEIRA PERMANENTE DE ARTES PLÁSTICAS

Montada de forma permanente na Sala Matteo Domenico Digiorgio, a Feira de Artes Plásticas possibilita o fortalecimento do mercado da arte em Ponta Grossa, com obras de valor acessível para que o fluxo de vendas possa colaborar com os artistas. São disponibilizados 7 espaços de 4m² para cada artista, de forma rotativa. O artista pode permanecer no local para acompanhar a venda das obras, podendo também utilizar o espaço para produção de novos trabalhos artísticos.

Cabe aos servidores do Setor a intermediação do contato entre comprador e artista para efetivação da compra, não sendo permitida transação de dinheiro envolvendo os servidores. Todo o valor efetivado na compra fica com o artista, não cabendo pagamento de comissão ou qualquer outro tipo de cobrança.

Para expor e vender na feira, o artista deve se inscrever em edital próprio. Fique atento à divulgação ou então entre em contato pelo (42) 3220-1000 – ramal 2082.

ACERVO MUNICIPAL DE OBRAS DE ARTE

O Setor de Artes Visuais zela pela guarda do Acervo Municipal de Obras de Arte, composto atualmente por mais de 300 obras nos diferentes suportes, técnicas e estilos artísticos. Anualmente, as obras passam por processo de higienização, além de cuidados constantes para sua preservação.

Conheça as obras que integram o acervo clicando aqui.


SETOR DE ARTES VISUAIS

Localização: Rua Augusto Ribas, 722 – Centro (ao lado do Centro de Cultura)

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Telefone: (42) 3220-1000 | ramal 2082

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA